O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) surgiu como ferramenta didática de estudo do Espiritismo, oferecendo oportunidade de ampliação do conhecimento da base fundamental da Doutrina nos aspectos científico, filosófico e religioso.
Lançado em 1983, em Brasília, na reunião anual do Conselho Federativo Nacional (CFN), o ESDE busca atender às expectativas do Movimento Espírita quanto à ampliação dos estudos de forma sistematizada nas casas espíritas. Atende também ao objetivo do próprio Espiritismo, que é a transformação moral dos indivíduos a partir da fé raciocinada.
O ESDE é, portanto, um programa de estudo metódico, contínuo e sério da Doutrina Espírita, a ser realizado em grupo privativo, fundamentado nas cinco obras básicas de Allan Kardec – O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Sua ação é complementar a outras realizadas pela instituição espírita, como o estudo das obras básicas e da mediunidade, o Estudo Aprofundado do Espiritismo, a Infância e Juventude, o atendimento fraterno, as ações de assistência e promoção social, constituindo-se em instrumento de preparação de trabalhadores para todas as áreas da casa.
A Federação Espírita Brasileira (FEB) – analisando a importância da iniciativa, a objetividade da sugestão provinda do Mundo Maior e, sobretudo, visando reforçar a necessidade do entendimento dos princípios doutrinários do Espiritismo, mediante estudo metódico-disciplinado -, lançou a CAMPANHA DO ESTUDO SISTEMATIZADO, em nível nacional. O lançamento, ocorrido em 27 de novembro de 1983, durante reunião do Conselho Federativo Nacional (CFN), em Brasília, fez parte das comemorações do centenário da FEB.
Nesse dia, por meio do médium Divaldo Pereira Franco, o Espírito Bezerra de Menezes enfatizou o alcance e a magnitude do lançamento da Campanha, que se processava na hora exata e na oportunidade certa, com reais benefícios para todos. Destaca-se abaixo um trecho da mensagem:
“Hoje, um século e um quarto depois de publicado “O Livro dos Espíritos”, é imprescindível mergulhar o pensamento na água lustral da Revelação, para melhor penetrar o espírito do Espiritismo e encontrar as respostas aos magnos problemas da vida.”
“Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao largo dos anos, num esforço hercúleo para interessar os neófitos no conhecimento consciente da Nova Revelação, é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo.”
“Nem uma tarefa programada para um grupo de acadêmicos, nem um programa trabalhado pela ingenuidade, senão as linhas mestras direcionadas num compromisso que, à semelhança de um leque, abrirá perspectivas para todos os recursos da inteligência e do sentimento.”
Fonte: Federação Espírita Brasileira